Vivendo Bem–Serotonina a sua vai bem?

Olá!!

Hoje venho apresentar mais um novo espaço aqui no blog.
Ok não é tão novo, só mudei o nome porque irei abordar vários assuntos que eram expost aqui de forma separada e ocasionalmente.

Nessa coluna irei postar temas ligados a uma melhor qualidade de vida, principalmente pra quem trabalha em casa.

E pra começarmos bem você já ouviu falar na Serotonina?
Já recebi vários comentários nas redes sociais com perguntas do tipo “Ma onde você arruma tempo pra fazer tanta coisa?”

Na verdade nem sempre é assim, porque o tempo não depende apenas das horas disponíveis, mas sim da sua disposição durante essas horas e confesso que as vezes a minha disposição desaparece!!

bored-black-woman-1

Fato é que quem trabalha em casa se não tiver uma disciplina rigorosa leva uma vida mais sendentária e isso pode nos levar o tão famoso desanimo, cansaço, nervoso, pessimismo… e muitas vezes interpretamos com sinal de alguma doença física ou psicologica, quando na verdade pode ser apenas sua Serotonina que está num nível muito baixo.

WHAT?
Ma explica isso melhor?

Ok, vamos lá!!

O que é Serotonina?

É um neurotransmissor que ajuda a retransmitir mensagens de uma área do cérebro para a outra.

Ok, Ma e o que neurotransmissor?

Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios responsáveis pelo envio de informações às demais células do organismo.

Entendido?

Então vem comigo…

Níveis de serotonina adequados no cérebro contribuem para nos sentirmos positivos, felizes, tranquilos e seguros. No entanto, baixos níveis desse neurotransmissor podem levar ao aparecimento de sentimentos negativos, preocupações ou irritações. Assim, o déficit de serotonina pode fazer você se sentir pessimista, triste, desconfiado, ou pode fazer você ter um ataque de pânico. Também pode causar depressão, ansiedade e outros transtornos de saúde.

Young

E agora Ma, como eu vou medir esse nível?

Até onde eu pesquisei não tem como, nos resta ficarmos atentas a alguns sintomas que acompanham a carência desse neurotransmissor, como por exemplo as irritações frequentes, a sensibilidade incomum a dor, os desejos por carboidratos, a prisão de ventre e distúrbios digestivos.

Outros sintomas são a sensação de mal-estar pela falta de luz solar, se sentir muito dependente dos outros, se sentir sobrecarregado, a insônia, as enxaquecas, a baixa autoestima e uma função cognitiva ruim, entre outros.

Vixe Ma, tenho muitos desses sintomas, como reverter essa situação?

Existem algumas formas de aumentar a produção desse neurotransmissor de forma natural sem recorrer a remédios.

  • Fazer esportes de forma recreativa, ou seja, fazer um exercício que proporcione prazer, não sofrimento.
  • Comer alimentos ricos em proteínas (contêm triptofano).
  • Comer alimentos ricos em carboidratos, como verduras, frutas secas, leguminosas e cereais integrais (o cérebro precisa de açúcar para sintetizar o triptofano).
  • Não coma produtos ricos em gorduras saturadas e açúcares simples.
  • Consumir alimentos ricos em ômega 3 para que seu cérebro funcione adequadamente.
  • Limitar o consumo de cafeína.
  • Cuidar do sono.
  • Consumir alimentos ricos em vitaminas do grupo B, especialmente a vitamina B6 (essa vitamina ajuda no desenvolvimento e no funcionamento da serotonina no cérebro).
  • Passar algum tempo ao ar livre e receber um pouco de luz solar.
  • Praticar a meditação ou o mindfulness (consciência plena).

Alimentos que ajudam a aumentar a Serotonina.

chocolate-cover

Aveia: ela faz parte do grupo dos carboidratos “inteligentes”, são os alimentos que exercem um efeito calmante no cérebro. Um deles são os carboidratos complexos (alimentos de origem integral na grande maioria), os quais têm, além disso, outra maravilhosa propriedade: favorecem a produção de triptofano, um aminoácido essencial a partir do qual a serotonina é sintetizada.

Banana: ela sozinha não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde. Favorece a produção de triptofano.
Fornece vitamina A, C, K e B6, componentes básicos para favorecer a síntese e o metabolismo de vários neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.
A banana é rica em açúcares naturais que, combinados com as fibras naturais, nos fornecem muita força e energia para vencer os estados de apatia.

Abacaxi: O abacaxi diminui a ansiedade e é anti-inflamatório.
É rico em vitamina C, ideal para favorecer a circulação, a concentração e a motivação.
É bastante adequado para o jantar, já que nos ajuda a produzir melatonina, o hormônio do sono.

Chocolate: Por mais que a tentação em devorar várias unidades dele devemos prestar atenção para não exceder a recomendação diária de 30 gramas de chocolate AMARGO, sem açúcar. Além de ser um dos alimentos mais conhecidos que aumentam a serotonina e a dopamina, nos proporciona exorfina, um analgésico natural que reduz as dores, e teobromina, uma substância similar à cafeína que nos fornece energia.

Grão de Bico: suas virtudes para melhorar o estado emocional e para proporcionar energia, são valorizadas em muitos países. Por isso que um bom prato de húmus acompanhado por azeite, alho e pimentão é uma das refeições mais comuns e apreciadas no Oriente Médio.

Ovos: a ciência já confirmou que os ovos protegem a nossa saúde porque fornecem o colesterol bom, ou HDL, porém seu consumo deve ser equilibrado. Os ovos, assim como os laticínios, nos ajudam a produzir triptofano e vitamina B6, substâncias necessárias para a produção de serotonina e dopamina.

Salmão: nosso cérebro necessita regularmente de ômega 3, presente no salmão, com o qual melhoramos processos como a atenção, a memória e o estado emocional.

Um texto longo, chatinho de ler, mas que tenho certeza que abrirá a sua mente se você procura uma qualidade vida melhor.

Leu acima sobre uma tal de dopamina?
Calma não falarei sobre ela, mas tem uma vídeo do Coach Geronimo Theml bem interessante sobre ela.
Vou deixar no final da postagem para você conferir.

Ficando por aqui.
Não deixe de compartilhar o post se achar interessante.

Bjkitas imensas.
Grata, muito grata por ter você aqui.

Ma Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: NetFlix – Seven Seconds

Visitem e curtam nossas fanpages para conferirem as novidades por lá!

MM Crafts & Crafts                                                   Digital Crafts

fonte: A mente é maravilhosa

Deixe um comentário

Scroll to Top
×