O que é realmente ter sucesso?

No dicionário Sucesso significa: “ter êxito em alguma coisa”, “ter um resultado feliz em algo” ou “conseguir chegar ao fim de uma empreitada”.

Nada tem a ver com ostentação ou mostrar em redes sociais a vida “perfeita”.

Uma vez vi um coach dizer que queria ter sucesso para comprar um tão cobiçado relógio de uma marca “famosérrima”, pois bem, um dia ele parou na frente de uma das lojas no aeroporto, onde vendia o tal relógio, e observou até então o objeto de desejo que tinha o significado de sucesso.

Ele finalmente tinha dinheiro para comprar até mais que um e pensou “Uau, agora eu sou um cara com sucesso na carreira e posso comprar isso que tanto desejei!”

Foi aí que um alarme soou em sua consciência lhe perguntando: “Gastar toda essa quantia realmente reflete o sucesso que você tanto almejava?

Ele mesmo respondeu: “Não! Para provar o meu sucesso não preciso ter esse relógio caríssimo, ter sucesso é ter o poder inclusive de optar por não comprar algo, não por falta de dinheiro, mas por ver que não é necessário.”

Quando eu assisti esse relato dele dei conta de que várias vezes me deparei em ter que tomar uma decisão parecida, ou seja, comprar porque é necessário ou comprar para ostentar, então conclui que em alguns momentos da minha vida eu me deparei sim com o sucesso.

Se você pensa que o sucesso é algo duradouro temos uma pandemia aí provando que não, quantas empresas, quantos comércios no auge do sucesso quebram no último ano?

Quantas pessoas bem sucedidas em seus empregos foram demitidas?

Pra mim sucesso é como a felicidade, são momentos.

Como dizem, o sucesso vem muitas vezes do fracasso ou depois de um erro cometido que ficou como aprendizado, certo?

Agora darei 3 dicas que podem te ajudar a ir em busca desse sucesso.

1) Errar e aprender

Não tenha medo de errar, e sim, errar faz parte do sucesso.

Como falei acima, o sucesso pode vir após um erro, pois aprendemos mais errando, o que nos leva a querer acertar, a sair muitas vezes da zona de conforto para aprender mais e querer melhorar.

Falo mais sobre isso nesse vídeo.

2) Persistir

Várias vezes morri na praia! Fazendo jus a ditado, por várias vezes nadei, nadei e morri na praia por simplesmente ter desistido diante do primeiro obstáculo.

Confesso que isso aconteceram poucas vezes porque o que muitos chamam de teimosia e até mesmo de acomodação (leia-se “brincar no computador ou com papel”) eu chamo de persistência.

Veja, você tem que saber a diferença em persistência e teimosia, a primeira é se manter fiel aos resultados positivos mesmo que sejam pequenos, pois nada nasce grande, todo resultado positivo vem de muito trabalho com acertos mesmo que não significativos aos olhos de terceiros, mas você tem consciência de que está no caminho certo.

Já a teimosia é quando você está errando com frequência e isso pode estar prejudicando não só a você como também a terceiros; preste atenção!

3) Não lamente pelo problema, veja a solução

Geralmente não alcançamos o sucesso porque diante dos problemas que podem surgir gastamos todo nosso tempo e energia lamentando sobre eles que até desanimamos em continuar.

Veja, problemas todos tem até mesmo quem aos seus olhos tem a vida pessoal e profissional perfeita, e sabe o que pode diferenciar você dessa pessoa?

É que ela pode estar trabalhando mais na solução dos problemas do que ficar parada pensando neles.

Por tanto, foque sempre na solução, perca até o sono pensando nela, porque isso te fará a tomar decisões mais certas e racionais.

Agora darei uma quarta dica e essa vai para as cristãs.

4) “Peça a Deus que abençoe os seus planos e eles darão certo.” Provérbios 16:3

Planejar, nesse caso, é traçar o caminho para o que você considera sucesso, bem naquele estilo de começo, meio e fim; ou onde estou, por onde vou e onde quero chegar.

Depois de planejar apresente esse plano para Deus em uma oração pessoal, num momento só seu com Ele, pedindo sabedoria para tomar as decisões necessárias.

Lembre que a vontade dEle vem em primeiro lugar e pode não ser a sua vontade, mas com certeza Ele permitirá o melhor pra você.

Bem, essas são as dicas, espero ter ajudado mais uma vez.

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica e Empreendedora

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“…pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” Filipenses 2:13

Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Se você crê em Cristo você é cristã.

Deixe um comentário