Ser mais Produtiva é possível com essas dicas

Há um bom tempo falo sobre produtividade aqui e no canal é um assunto que me desperta interesse em ler sobre ele todos os dias e amo compartilhar o que aprendo ou aplico no meu dia-a-dia porque sei que muitas que vem aqui ler os posts tem esse mesmo interesse.

Pra quem está chegando agora aqui no blog por querer ser mais produtiva vou explicar o que é produtividade porque muitas pessoas acreditam ser o fato de você conseguir fazer muitas coisas em apenas um dia.

A produtividade está ligada ao trabalho rentável, é realizar a produção de algo de forma organizada para fazer em menos tempo.

Não é fazer muitas coisas em algumas horas por exemplo, certo?

Entendido esse conceito vamos ver se dá para ser mais produtiva.

Ser mais produtiva é possível com essas dicas e provavelmente se você já leu muitos posts em que falo sobre esse tema com certeza poderá ver aqui algumas delas que dei anteriormente e se aparece aqui novamente é porque DEVE ser aplicada.

1) Planejar no dia anterior

Sim, quem me acompanha na redes sociais sabe que sou a louca das listas, tenho listas para tudo que possa imaginar, compras para a casa, para o estúdio/atelier, lista para limpeza e organização da casa, lista de tarefas para cada “job” (trabalho), além da famosa To Do List que nada mais é que a lista de tarefas, tenho uma para o ano, uma para o mês, outra para a semana e outra para o dia.

Se você não listar você não saberá o que fazer no dia seguinte, poderá esquecer as tarefas mais urgentes, os compromissos agendados… o bom das listas é isso você lembrar de tudo e conseguir priorizar essas tarefas e assim planejar seu dia seguinte.

2) Lembre-se: você não é um polvo

Eu já fiz muito isso!

Ok, confesso que ainda faço, mas diminui bastante, sou do tipo que está aqui digitando esse texto com meus cadernos e blocos de notas ao redor para ir anotando algo que ouço num vídeo ou podcast que estou ouvindo.

Sim, com o passar dos anos desenvolvi essa capacidade sem me perder, mas não faça isso, só eu sei como termino meu dia e a angustia que me dá se não consigo concluir uma das tarefas que comecei ao mesmo tempo que as outras.

Conselho real? Faça uma tarefa de cada vez, é preferível você ficar até um pouco além do “expediente” para concluir cada uma do que ter que terminá-las no dia seguinte ficando com a sensação de incapacidade.

3) Acordar mais cedo

Parece que foi postagem “combinadinha”, mas confesso que não foi, na última segunda-feira eu falei sobre os benefícios de acordar cedo (leia aqui) e agora venho falar que para ser mais produtiva você PRECISA acordar cedo.

Lá no post falo que você pode começar acordando 30 minutos antes que o costume e ir se adaptando até conseguir acordar horas antes da correria começar e assim fazer seu dia render mais.

Lembre-se: Acordar cedo é para fazer coisas que costuma fazer ou não devido a correria, não é para acordar cedo e ficar sentada olhando para o nada.

4) Distração, sua inimiga maior

Trabalhar em casa é complicado porque essa inimiga se faz presente o tempo todo, é televisão, internet, crianças, marido, pais, afazeres domésticos, pets…

Afff! Tanta coisa para nos tirar o foco, para usarmos como desculpa e dar uma escapada no meio do desenvolvimento de um trabalho que acaba comprometendo nosso desempenho e levando nosso índice de produtividade para baixo.

Nesse momento a disciplina deve gritar(!) com a gente para mantermos o foco.

Dica: Fique atenta a essas armadilhas, uma simples clicada no Facebook, no Tik Tok, no Instagram, no Pinterest te leva a um labirinto sem volta e quando você vê uma luz no fim já acabou o dia! (risos)

5) Você precisa ter Metas

Como eu disse na dica 3 acordar mais cedo de nada adianta se for pra você ficar sentada olhando para o nada.

Você precisa ter pelo menos uma meta, a qual que será o verdadeiro motivo para você ser produtiva, que irá te levar a sensação de realização no fim do dia.

Aquele gostinho maravilhoso de dever cumprido junto com a satisfação do cliente, do chefe, das parcerias e principalmente a sua.

6) Cuide do que come

Uma boa alimentação reflete em nosso desempenho.

Pular refeições não é aconselhável, então tome seu café da manhã e no almoço consuma o que pode te ajudar a enfrentar o restante do dia.

Pesquise quais alimentos mais indicados para uma digestão melhor principalmente em dias mais turbulentos, com muitos compromissos.

Use a abuse de frutas, iogurtes, chás e sucos entre os intervalos das refeições.

7) Respeite seu ritmo

Muitas pessoas tem picos de rendimento e cientes disso conseguem se programar para realizar as tarefas conforme esses picos.

Se auto-analise para descobrir o seu, eu por exemplo funciono muito mais depois do almoço por incrível que pareça, pela manhã fico “perdida” em meio a mensagens para responder, postagens na redes divulgando os produtos e dando o bom dia.

Entre uma “abrição” de boca e outra após o almoço eu consigo deslanchar ao escrever textos ou no design de algum produto novo.

8) Descansar é um dever

Nós mulheres muitas vezes nos vemos diante de tantas responsabilidades e nos cobrando a produtividade que acabamos por esquecermos da gente, portanto, estabeleça a meta do dia e conclua ela e outras coisinhas que surgirem dentro do seu horário estipulado, não o ultrapasse desnecessariamente.

Após esse período se dedique a você, cuide de você, descanse, afinal quando você consegue o equilíbrio entre as tarefas e sua rotina de descanso seu sucesso será nítido.

9) Pratique a Gratidão

Há mais de 7 anos eu venho praticando a gratidão, já preenchi alguns caderninhos e agora eu a pratico a qualquer momento falando mesmo.

Ser grata a cada momento ou ato que se destacou no dia é importante e é bíblico sabia?
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:18

Há quem seja grata a Deus (meu caso) e há quem seja grata ao Universo, a Buda, e até a si mesmo, independente da sua crença seja apenas grata, posso garantir que isso gera uma sensação e um retorno muito bom pra gente.

É isso espero que tenha gostado do post e que ele possa te auxiliar de alguma forma.

Não esqueça de comentar e compartilhar o post se servir para alguém.

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica e Empreendedora

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.” Salmos 37:23-24

Photo by Cathryn Lavery on Unsplash

Deixe um comentário