A dificuldade de mudar os hábitos

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Por anos praticamos certos hábitos que se tornaram automáticos, como por exemplo escovar os dentes, acordar, almoçar, jantar e dormir/acordar sempre no mesmo horário, é tão natural que muitas vezes nem precisamos colocar despertador para levantar, ou lembrar que temos que comer; o nosso corpo nos avisa, certo?

Por sermos assim ligadas no automático que é tão difícil mudar principalmente esses hábitos.

É fato que nosso cérebro procura um meio de gastar menos energia dificultando a mudança desses hábitos que irá nos forçar a gastar mais energia até nos adaptarmos.

Qualquer mudança será complicada, exigirá esforço e disciplina.

Quanto tempo se leva para essa mudança acontecer?

Isso varia muito, há quem diga que em 15 dias consecutivos, outros dizem que com 21 dias, mas comigo funciona mesmo depois de 30 dias, mas como eu disse vai depender de cada
pessoa e do compromisso.

A mudança brusca surti mais efeito que a devagar?

Eu, Marcela, não acredito na mudança brusca.

Vamos imaginar que você está acostumada a acordar as 9h e resolver que fará parte do 5 AM Club (galera que acorda as 5 da matina inspiradas no livro Milagre da Manhã), digamos que você costuma dormir 8h por noite, ou seja, costuma ir dormir por volta da 1h da manhã, você acredita mesmo que dará conta de acordar as 5h?

Veja de 8h de sono você dormirá apenas 4h se não for pra cama mais cedo e essa mudança irá te fazer desistir.

Ok Ma, mas se eu for dormir mais cedo tudo bem né?

Eu creio que nada ficará bem, ainda será uma mudança brusca, eu aconselho fazer gradualmente, a cada semana diminui 30 minutos tanto na hora de dormir como na hora de acordar, assim seu organismo sentirá menos o baque e a chance de você desistir dos novos hábitos será menor.

Data certa para iniciar um novo hábito

Isso não existe, comece na hora que estiver preparada e desejar.

Eu sempre comecei minhas dietas por exemplo quando me dava na vontade, era no Domingo, era na Quarta-feira… não importava o dia, o que importava era começar.

O estigma das Segundas-feiras

Tudo que você promete a si mesmo começar na segunda-feira dificilmente dará certo.

Comigo nunca funcionou, veja: se você determinar esse dia para iniciar um novo hábito e se não der certo você deixará para a próxima segunda-feira, isso acontece porque está enraizado em nós que tudo tem que iniciar nesse dia.

Por isso sempre iniciei certos hábitos em um dia qualquer, para não deixar para a próxima semana e assim nunca começar.

Começar quando quiser não quer dizer que não deva planejar

Muitas pessoas pensam que mudar de hábito é só iniciar e pronto, como disse acima se quer acordar mais cedo, diminua 30 minutos nos horários gradativamente até chegar na hora que deseja acordar, isso é planejar a mudança.

Vai iniciar uma reeducação alimentar, você precisa pesquisar receitas, comprar os produtos que irá consumir; vai começar a fazer execícios precisa separar um estilo/séries que irá praticar; para meditar estude/escolha um estilo de meditação que mais lhe agrada e assim para todas as mudanças de hábitos, você precisa planejar e ter claro o que você pretende com essa mudança.

É isso, semana que vem falarei mais sobre como fazer essas mudanças e as fases que passamos antes de se tornar um hábito.

Até o próximo post!!

Leia também esse post.

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica e Empreendedora

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“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7

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