Acordar cedo e o Milagre da Manhã

Ultimamente tenho me obrigado a acordar mais cedo, não tem sido fácil e nem foi de uma hora para a outra, tem sido uma mudança gradativa, a cada 2 ou 3 semanas diminuo 30 minutos de cama.

Pretendo voltar a prática de um ano atrás em que eu acordava as 5h da “madruga”, via o sol nascer e praticava os 6 passos do “Milagre da Manhã” descrito no livro com esse nome de Hal Elrod.

Para o autor acordar cedo garante o sucesso pessoal e profissional, afinal nas primeiras horas do dia há um momento de solidão e o silêncio propício para cuidar da mente e do corpo.

A rotina matinal proposta em seu livro é composta por seis passos:
1) Meditação
2) Afirmações positivas
3) Visualizações
4) Exercícios físicos
5) Leitura
6) Escrita em um diário.

Adaptei o passo 1 para Oração e Meditação e o passo 6 por escritas relacionadas aos trabalhos, organização, pesquisas, idéias, pois tenho dificuldade em escrever sobre mim ou gratidão que prefiro fazer durante as orações.

Essas atividades devem durar entre 1 e 2 horas, os exercícios físicos são para liberar a dopamina que é um neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, estando relacionada, por exemplo, com o humor e o prazer.

Você pode liberar a dopamina com 20 minutos de exercícios, deixando você com a sensação de prazer e ânimo para começar o dia.

Robin Sharma outro escritor que escreveu entre seus best sellers o “O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari”, afirma que acordar antes de o sol nascer facilita criar um “estado de fluxo”, um tempo sem interrupções de ruídos do ambiente ou da tecnologia.

Sharma recomenda uma fórmula chamada “20/20/20”, que divide a primeira hora do dia em três partes iguais: 20 minutos de exercícios físicos; 20 minutos de meditação e planejamento; 20 minutos de crescimento (estudando, lendo ou aprendendo algo novo).

Explicado um pouco sobre essa idéia de “madrugar” e alguns detalhes vamos voltar ao meu depoimento…

Então, hoje em dia tenho acordado as 8h e assim mesmo pratico os 6 passos e posso dizer que tem me feito bem apesar de ainda ficar como um zumbi em algum momento do dia.

Não, não quero fazer parte do grupo de inúmeras pessoas que acordam as 5h e se dizem fazer parte do 5am Club, que surgiu por conta do livro, não se trata de hype (está na moda), mas devo reconhecer que o ano passado quando fiz me fez muito bem.

Ainda estou no período de adaptação como toda mudança de hábito exige, mas venho nesse post não tentar te convencer a acordar as 5h da matina, mas mostrar alguns benefícios de acordar cedo e fazer esses passos.

Acordar cedo antes dos barulhos externos, da correria diária pode te trazer esses benefícios:

  1. Maior produtividade;
  2. Mais disposição física e mental;
  3. Ânimo para cumprir com o planejamento do dia;
  4. Menor chance de procrastinar.

Além dos benefícios dos exercícios e da leitura que pode te ensinar algo seja profissional ou espiritual (no meu caso faço devocional).

No começo você pode diminuir o tempo de execução de cada passo, mas lembre-se de ir aumentando gradativamente porque o ideal é você fazer o tempo que citei acima.

Maaaas tem os contras dessa prática, devo ser sincera com você.

O principal alerta que os profissionais da saúde destacam é em relação a qualidade de sono, repouso corporal, de nada adianta você ir dormir 1h da manhã e levantar as 5h por exemplo.

A privação do sono, segundo estudos, pode aumentar os riscos de um AVC, aumento do peso, dificuldade para se concentrar e memorizar além de contribuir para o desenvolvimento da depressão e diminuir a capacidade cognitiva (a qual consiste em nos ajudar a criar certas habilidades que o cérebro usa para processar estímulos).

A maioria das pessoas só se sentem descansadas após 8 horas de sono, mas isso pode variar, eu com 5 horas de sono estou ok; é o famoso relógio biológico.

Eu estava indo dormir muito tarde, quase amanhecendo o que fiz foi começar ir mais cedo pra cama, mesmo sem sono, se vou ler ou assistir algo no tablet ou celular eu aciono o app Twilight o qual muda o brilho da tela deixando-a mais amarelada anulando a luz branca desses aparelhos que nos deixa despertos, e tem funcionado muito, além da minha consciência gritar comigo quando passo do horário que determinei ser o máximo para estar acordada. (risos)

Outra confissão minha, eu abandonei a prática de acordar cedo logo que a pandemia foi anunciada e claro que me desestabilizou porque os planos que tinha para minha loja iria exigir de mim sair com frequência de casa, ou seja, por qual razão eu iria acordar cedo se não poderia trabalhar da forma que eu pretendia?

E falando bem francamente se você não tem um motivo, um objetivo, uma rotina definida que sentindo tem você acordar cedo?

Sendo assim, tenha um objetivo para acordar cedo, por exemplo ter um tempo para você e Deus, para se cuidar mais, para ler mais páginas por dia, para organizar melhor as coisas na casa e ter um dia menos corrido, para começar mais cedo no atelier e não ter um dia de trabalho corrido… enfim, tenha um motivo porque levantar cedo e depois de todos os passos voltar a dormir não vale, aliás você nem levantará da cama, o botão soneca será acionado várias vezes.

Espero ter ajudado de alguma forma com mais esse post.

Tivemos muitas dicas hein?

Indico essas leituras:

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:3

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica e Empreendedora 

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” Jeremias 29:11

Photo by Aaron Burden on Unsplash

Deixe um comentário