Autocuidado Social

Com a situação mundial que se configurou tivemos que nos adaptar a uma realidade que o nós seres relacionais não estávamos a acostumados, fazíamos algumas vezes, mas nessa pandemia ficou mais intenso que é o relacionamento virtual.

Ver nossos familiares e amigos apenas pela internet apesar de ter se tornado mais comum, ainda assim trouxe a solidão e com ela uma atenção maior ao autocuidado social.

Por incrível que pareça encontrei algumas dicas na internet para cuidarmos mais do lado social de nossa vida que podemos fazer pela internet sem precisar nos expor ao vírus.

Confira as dicas:

1) Contacte seus amigos sempre que puder.
Isso pode ser desde uma simples ligação, passando pelo WhatsApp ou ainda via chamada com câmera, o importante é você manter o contato e não se isolar.

2) Ser voluntário também é uma forma de cuidar do social e fazer bem a quem precisa.
Como falei sobre a solidão que esse momento de isolamento trouxe para algumas pessoas se você exerce uma profissão que pode ajudar as pessoas com dificuldade em se socializar virtualmente ou que está sofrendo com o isolamento, se voluntarie para ajudá-las.
Procure sites em que você possa oferecer seus serviços de forma gratuita, garanto que vai te ajudar também.

3) Grupos de leitura.
Ler pode ser um dos hábitos mais libertadores nessa quarentena, além de te levar a mundos diferentes ou te trazer mais conhecimentos você pode socializar com pessoas em grupos de leitura.
No Youtube algumas booktubers estão criando momentos de leituras conjuntas que pode ser com leitura do mesmo livro ou você ler algo que te interesse.
Tem vários tipos de grupos, mas geralmente eles colocam uma musica ambiente e ficam 30 minutos lendo, depois param uns 15 minutos para debaterem sobre o livro ou conversarem sobre a leitura em geral.
Os encontros variam de 1h30 a 3h.
Se você tem um tempinho para se dedicar a uma leitura em grupo vale apena, é uma forma de fazer novas amizades também.

Clique aqui e conheça um canal que tem feito todos dias essas reuniões e veja se pode ser uma boa pra você.

4) Redes sociais.
É uma opção para se socializar com conhecidos e desconhecidos com assuntos em comum, porém é um mundo com “chão de ovos”, se você postar, escrever algo que não esteja muito claro para uma interpretação rasa corre o risco de vestir uma saia justérrima.
A dificuldade nas redes sociais além das fake news é a má interpretação de textos.
As pessoas não sabem interpretar uma vírgula gerando conflitos gigantescos, oferecendo gatilhos, além também de não saberem respeitar o espaço do outro (leia-se: mural alheio).
Cuidado em querer praticar o autocuidado em redes sociais, pois pode ser um labirinto que termina no fundo de um poço e sem volta.

5) Mantenha contato com as pessoas certas.
Dizem que somos a média das 5 pessoas com as quais mais convivemos, se isso for real, sua média está condizente com o que você quer pra sua vida?
O autocuidado social virtual nos permite evitarmos várias situações e uma delas é convivermos com pessoas que prejudicam essa média.
Eu fiz muito isso nesse ano que passou e ainda faço, deletei e silenciei muitos perfis no Instagram e Facebook que me deixavam mal e vida que segue.
Pode parecer radical da minha parte, mas pra que manter contato com alguém que te deixa pra baixo?
Seja seletiva para proteger a si mesma e lhe proporcionar contatos co quem realmente te fará vivenciar e aprender mais coisas.

Bom, é isso!
Espero que esse especial de Autocuidado que fiz nessas 3 semanas tenha te ajudado de alguma forma.
Eu amei aprender mais um pouco por isso gosto de vir aqui e compartilhar assuntos que podem nos tornar melhores.

Os outros 2 posts foram 04 Tipos de Autocuidado e Autocuidado Financeiro.

E lembre-se: precisamos saber cuidar da gente para sabermos cuidar do próximo e fazer disso um hábito.

“…Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2:3-4

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” – Colossenses 3:23

Photo by Gabriel Benois on Unsplash

Deixe um comentário

Scroll to Top
×