Devocional – como fazer?

As pessoas que me acompanham nas redes sociais, tanto pelo meu perfil pessoal como da loja em 2020 assistiram vídeos rápidos eu usando meu caderninho/fichário Devocional e algumas perguntas surgiram como: O que é devocional? Eu posso fazer devocional? Preciso de Bíblia para fazer o devocional?

Essas e outras perguntas foram feitas sempre indico esse vídeo que fiz explicando direitinho, mas hoje vou deixar aqui algumas dicas.

Antes de mais nada devocional é um tempo que uma pessoa (cristã) separa para fazer orações, agradecimentos, louvores, meditações, leituras, escritas e conversas sobre a bíblia.
Eu costumo estudar a palavra também, dizem que não é o momento para isso, mas…

Enfim, esse tempo fica entre 30 e 60 minutos, mas isso varia conforme a disponibilidade e o desejo de cada um.

Vale lembrar que esse tempo que tiramos nos permite a criar uma intimidade com Deus e assim conhecê-lo mais e mais.

Como fazer devocional?

Escolha um horário.
Faça dele um hábito, seja pela manhã, no horário do almoço ou a noite.

Escolha um lugar tranquilo.
Lembre-se é seu momento com Deus, deve ser só entre você e Ele.

Tenha um plano de leitura.
Eu geralmente uso os planos do App Your Version (Android) ou (Apple) são planos maravilhosos e fáceis de acompanhar, mas há livros e sites que você pode comprar ou procurar na internet para te auxiliar.

Ore!
Antes de iniciar a leitura, ore!
Não tem como iniciar o devocional se não pedir a Ele a orientação.

Inicie.
Se você estiver seguindo algum plano siga o que ele indicar, mas se você optou por ler a bíblia nesse momento dê preferência em começar um livro e leia o capítulo para um melhor entendimento.
Se você ler apenas um versículo sem saber o contexto corre o risco de uma má interpretação e aí cometer a heresia (é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema).

Leia, releia se for necessário e com calma para um melhor entendimento.

Se estiver lendo a bíblia e não estiver entendendo procure fazer perguntas em silêncio, reflita para que Espírito Santo possa te ajudar.

Pode ocorrer de não estarmos em nosso melhor momento e não conseguir compreender, isso é normal, não se cobre Deus é pai, te entenderá.

Anotações.
Sempre tenha por perto papel e caneta para anotar tudo inclusive suas perguntas caso tenha ficado sem respostas para num outro momento possa obter respostas relendo ou mesmo conversando com alguém.

Ore!
Sim ao terminar seu momento com Deus agradeça-O pela oportunidade de estar em Sua presença aprendendo mais e mais.

Aplique o que aprendeu.
Seja lendo a bíblia ou seguindo algum devocional procure aplicar o que aprendeu, a palavra que recebeu… esse é o propósito, conhecer a Deus e aplicar sua palavra no seu dia-a-dia.

Esclarecendo outra dúvida, se você fizer o devocional pelo aplicativo não há necessidade da Bíblia porque os textos costumam trazer trechos que estão sendo referências, além de ter a Bíblia ali a um toque para consultá-la, mas caso seja com livros, textos impressos é bom tê-la por perto para sempre conferir na palavra.

E antes que perguntem… Faço meu devocional pelo App que indiquei e antes de dormir, raras vezes em que o sono vence eu faço pela manhã aí eu costumo fazer os vídeos.

Se quiser ver um dos vídeos onde mostro meu devocional está no canal, é um vídeo com pouco mais de 2 minutos, clique aqui.

O caderninho da foto no início eu ensino a fazê-lo nesse vídeo.

É isso, espero ter sanado as dúvidas e me conte se começou seu devocional tá?

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade…” Salmo 46:1.

Deixe um comentário