07 Dicas para manter a casa organizada

Não consigo manter minha casa organizada!!
Depois que criei o planner Minha Casa e fiz alguns vídeos e esse podcast (versão Youtube) li muito essa afirmação em tom de desespero ainda mais nesse novo mundo que estamos vivendo, e creia é algo que faz parte também da minha vida.

A nossa casa sempre foi muito admirada pelos familiares e amigos porque minha mãe sempre foi muito cuidadosa com tudo, mantendo-a sempre organizada e limpa mesmo na época em que trabalhava em duas escolas (ela foi professora do ensino fundamental e de crianças especiais).

Hoje eu que tomo a frente de boa parte da casa e posso falar sobre limpeza e organização de casa com base na experiência da minha mãe e minha, sem teorias milagrosas.

Pra isso separei 07 dicas para deixar sua casa organizada/arrumada mais tempo.

1) Não procrastine.

Isso mesmo, não deixe para amanhã o que DEVE fazer hoje.
Temos a mania de deixar para depois algumas coisas que devemos fazer naquele momento.

Hoje estou exatamente assim, minha casa precisando de uma “tapa” e estou aqui escrevendo esse post, mas eu tenho uma coisa bem séria comigo, se é pra eu fazer HOJE, hoje farei, nem que seja na madrugada, dou um jeito de fazer, mesmo morando em apartamento.

Se deixarmos para depois pode virar uma faxina no estilo anual, ou seja levantando tudo de tanta sujeira acumulada aí ficamos “mortas” ao finalizá-la.

Melhor manter a casa limpa, organizada semanalmente para até na faxina semestral e anual você não chegar a beira de um colapso físico.

2) Desapegue.

Outra mania que é enraizada na maioria do lares, “vou guardar porque uma hora posso precisar!” ou “Ah! É só eu fazer uma “dietinha” que entro nessa calça novamente!”

Quem nunca falou essas frases falou algo parecido. rsrsrs

Só sei que com essas “desculpinhas” acumulamos (e como acumulamos) tranqueiras.

Dizem que o ideal é desapegarmos dessas coisas 2x por ano, mas já vi pessoas fazerem isso mensalmente aos pouquinhos, acho que dói menos (rsrs), se for seu caso tente assim, aos poucos, mas DESAPEGUE!

3) Menos coisas é melhor.

Nossa casa nunca foi de ter muitas coisinhas decorando, hoje em dia eu diria que é mínimo do mínimo, nas salas não tem coleções nem porta-retratos.

Eu prefiro assim, mas minha mãe quer um aparador para fotos, vamos ver!
A real é que menos coisas é menos pó e menos poluição visual que dá a sensação de casa bagunçada.

Se sua casa permitir crie um espaço para homenagear familiares, relembrar momentos que não seja visível a todos, que seja algo íntimo seu e de quem mora com você, mas se prepare para passar alguns bons minutos tirando pó.

Ok, confesso, odeio tirar pó! rsrsrs

4) Cada coisa em seu lugar.

Isso mesmo, se você pré-estabelecer um lugar certo para as coisas e se todos da casa se comprometer em colocar essas coisas no devido lugar a casa sempre estará organizada.

É o que eu costumo falar, “uma casa organizada nem precisa ser limpa diariamente”.

Já recebemos visitas que falavam que nossa casa estava sempre bem arrumada e limpa, cá entre nós eu não tinha nem faxinado, mas só pelo fato de não ter algo fora do lugar as pessoas tinham a sensação de que a casa estava limpa, porém só estava organizada.

5) Esqueça a faxina de sexta-feira ou do final de semana.

No planner Minha Casa você encontra alguns tipos de cronograma de faxina para você montar conforme sua necessidade, mas tem um como sugestão que mostra como você pode dividir por dias da semana a limpeza e organização da sua casa, sem te sobrecarregar.

Aqui eu faço uma limpeza mais pesada a cada 15 dias, os demais dias faço a limpeza básica, passando o aspirador uma vez por semana e mop dia sim e dia não.

Isso, quando não procrastino, é uma mão na roda, não me sobrecarrega.

6) Quantos moram com você?

Eis a pergunta que não quer calar, a faço porque já perceberam como a manutenção de uma casa sempre cai sobre uma ou dua pessoas da casa?

Geralmente é a esposa/mãe que raramente conta com a ajuda da filha(o), bom sou da época em que eu tinha que ajudar minha mãe, hoje em dia com esses adolescentes acho que nem isso rola, enfim sempre sobra para uma pessoa, mesmo a casa tendo mais de 2 habitantes.

Se você quer que as coisas funcionem, coloque os moradores da sua casa para colaborarem, nem que seja para recolher o lixo da casa, as bagunças dos animais, arrumar o próprio quarto…

Apesar de eu e minha mãe ficarmos com a parte mais pesada, quando eu saí de casa para fazer faculdade, minha mãe colocou meus irmãos para ajudá-la e meu pai também a ajudava.

As pessoas tem que ter a noção do trabalho em equipe e de poupar quem amamos, por isso exija colaboração na sua casa!

7) Você é quem usufrui.

Como eu sempre falo, se você arrumar, limpar a casa em função de agradar os outros ou receber elogios você nunca terá prazer em fazer isso na sua casa porque ninguém te dará o devido reconhecimento.

Sendo assim, melhor você cuidar da sua casa pra VOCÊ, principalmente se você não tiver colaboradores, faça tudo no seu tempo, com seu humor, da forma como achar melhor.

E lembre-se: é pra você se sentir bem, sentir o cheirinho de limpeza, não ver a casa bagunçada deve ser um prazer seu, uma satisfação sua, é você quem deve desfrutar os outros pegarão carona e mesmo que tirem as coisas do lugar ou sujarem procure não se estressar, argumente e se não funcionar, arrume e limpe tendo em foco que é pra você e não para eles.

Mudar esse pensamento que você faz para outros irá tirar dos seus ombros a obrigação e dará a satisfação de você ter dado conta de ver sua casa limpa e organizada, vai por mim, porque é assim que tenho agido nos últimos 3 anos e funciona muito bem.

Agora para quem é cristão:
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

Cuide da sua casa como se fosse para Ele.

Para te ajudar no dia-a-dia tenha em mãos o planner Minha Casa, ele é um arquivo digital o qual você poderá imprimir inteiro ou apenas as páginas que precisar.
É um verdadeiro guia, para deixar sua casa organizada.

Clique na foto para adquiri-lo na loja.

E veja o vídeo sobre o planner aqui.

Espero que tenha gostado das dicas e me conte se aplicou alguma.

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens…” Colossenses 3:23

Photo by Jisu Han on Unsplash

Deixe um comentário