04 Tipos de Autocuidado

 

Nesses dias de ter que dar conta de um monte de tarefas, filhos, casa, parceiro, home office… parece que ficou mais difícil olhar pra gente, ter um tempinho pra cuidar de nós.

Por estarmos mais tempo em casa parece que deixamos pra depois e esse depois nunca chega, pensando nisso resolvi pesquisar e compartilhar com você algumas dicas para melhoramos juntas nessa área, que tal?

Existem 4 tipos de áreas para trabalharmos o autocuidado.

1) Espiritual
No meu caso confesso que se nesse momento que estamos passando, o meu espiritual foi muito importante, cuidar dele fez toda a diferença.

Como cristã, fiz muitos devocionais onde lia textos da bíblia que me acalmavam, me deixavam segura, relaxada.

Se você não é cristã há algo que indico que comigo dava certo também anos atrás, é a meditação guiada, ela pode te fazer relaxar, equilibrar seu emocional te preparar para o dia ou para um sono mais tranquilo, o horário você quem decide.

O importante é que você tenha sua fé, sua forma de meditar, sua forma de sintonizar com seu eu interior e com algo além desse plano que possa te reconfortar em momentos tensos, desanimadores.

2) Mental
Nesses dias que estamos passando, muitas de nós está em quarentena, dúvidas, inseguranças, medo, preocupação com os entes tomam conta de nós todos os dias é preciso cuidar da nossa mente, pra isso tire um tempo para ler um livro, fazer cursos online que te façam esquecer as obrigações diárias, assista um filme, uma série, vídeos no youtube inspiradores…

Lembrando que devem ser temas mais tranquilos, sem referência ao seu dia-a-dia ou gatilhos que possam te preocupar ainda mais.

3) Emocional
Para muitos o emocional tem a ver com o espiritual, mas são áreas diferentes.
Respeitar suas emoções é algo que você deve fazer por você, muitas vezes “engolimos” nossas emoções pelo simples fato de “não ter tempo” para isso, e acaba acumulando tudo aí dentro.

Então libera, se estiver com raiva, com saudades de quem partiu desse plano, com vontade de chorar por empatia, compaixão (fiz muito isso nesse último ano)… qualquer tipo de emoção libere, será melhor pra você.

Ser responsável por suas ações está ligado ao emocional, se fizer algo errado não tenha receio em assumir, pois omitir ou mentir pode tornar um fardo muito pesado para você carregar.

Imponha limites a você mesma e aos outros.
Não queira assumir tarefas que não dará conta só para satisfazer seu ego e/ou agradar os outros.

Saiba falar não, e delegar tarefas quando necessário.

4) Físico
Está aí uma área que pra mim é complicada.
Ano passado tive uma crise terrível no nervo ciático, na verdade foi inflamação do piriforme e fiquei quase um mês sofrendo dores insuportáveis, noites mal dormidas, desânimo…
Tudo isso por consequência da vida sedentária que levo.
Médicos disseram para eu me alongar, fazer caminhada mesmo que seja por apenas 20 minutos, mas ainda estou sedentária.

Sendo assim um dos cuidados com o físico é se exercitar nem que seja por 20 minutos.

Escolha a atividade que mais lhe agradar para não ser um sacrifício e assim te desanimar.

Cuide da sua alimentação, mas por favor não faça dietas radicais, nesse momento não podemos ficar sem nenhum nutriente, pois temos que estar com nossa imunidade alta.

Se for necessário consuma vitaminas (comprimidos ou in natura).

Pensando em emagrecer escolha fazer uma reeducação alimentar, podendo comer praticamente de tudo diariamente, em horários normais com porções ideais para o seu estilo de vida, aconselho procurar um médico para ter o acompanhamento correto.

Dormir bem é outro problema sério que surgiu durante a pandemia e que acometeu muitas pessoas.

Ter uma noite de sono perfeita tem se tornado complicado por conta da preocupação, das inúmeras tarefas, pelo “tédio” de ficar muito tempo em casa.

Dores também podem ser um motivo para uma noite mal dormida.

O ideal é você seguir as dicas acima para conquistar um sono perfeito.

Bem, esses foram as 4 áreas que separei para comentar com você, mas há ainda a área Social e Financeira, as deixarei para o post da semana que vem nesse mesmo dia, combinado?

Espero que esse post tenha te ajudado a cuidar mais de você e qualquer comentário deixe aí abaixo ou me procure no Instagram.

Até o próximo post.

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo de Encadernação no Facebook e se inscreva no canal.

“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará (colherá).” Eclesiastes 11:4

Photo by Alejandro Piñero Amerio on Unsplash

Deixe um comentário