Quem trabalha em casa dá para ter uma rotina matinal ideal?

Se você como eu se perdeu nesse “novo” mundo e quer mudar essa rotina doida e tentar voltar ao que era, vem comigo que tenho algumas dicas que estou tentando reimplantar no meu dia-a-dia.

1) Dormir e Acordar sempre no mesmo horário

Veja aqui não estou falando ir dormir as 22h acordar as 06h, estou falando para você manter constante os horários.
Respeite seu relógio biológico, não queira ser como “fulana”, pois vocês tem estilos de vida e o tal relógio diferentes.
Veja quantas horas de sono precisa para acordar disposta e tente dormir e acordar sempre no mesmo horário.

2) Fazer sua higiene e se arrumar

Aconselho tomar um banho para um despertar mais completo, mas como eu disse cada uma tem seu estilo de vida, mas sabemos que a higiene básica é necessária.
Arruma-se confortavelmente, mas não tão confortável que pense estar pronta pra voltar para a cama.
Por exemplo, já que trabalho em casa além da roupa para dormir eu tenho uma roupa exclusiva para cochilar, sim pode parecer estranho, mas tenho sim, quando a coloco meu cérebro já sabe que é hora do cochilo, o mesmo acontece quando você coloca uma roupa específica para trabalhar, para se exercitar, com o tempo seu cérebro entende a mensagem e você se habitua a esses momentos transformando-os em rotina simplesmente pela roupa que usa.

3) Alongar para manter a postura

Eu sou uma pessoa acima do peso e isso tenho sentido na minha postura, sofri alguns dias de dores na região lombar, cheguei a pensar trocar minha cadeira, meu colchão entre outras soluções até que percebi durante o banho que eu deveria me alongar mais e de lá pra cá tenho feito isso com uma certa frequência e melhorei muito.
Quando não me alongo já sei que será uma noite terrível, por isso nem que sejam 5 minutos apenas eu me alongo como disse para melhorar a postura porque temos o hábito de sentarmos de mal jeito durante horas de trabalho, sendo assim se alongue e vigie sempre sua forma de permanecer sentada.

4) Café da manhã digna de rainha

Reza a lenda que a primeira refeição é a principal, sendo assim arrume um tempo para fazer um bom café da manhã e comer com calma.
Sei que tem pessoas que não conseguem comer logo que acordam, se contentam com um gole de café, nesse caso se trabalha em casa faça isso num horário mais apropriado antes de começar seu dia de trabalho para não ter uma perda de foco causado pela falta de nutrientes no organismo.
Dica: Inclua uma fruta pela manhã.

5) Ler um livro

Muitas pessoas gostam de incluir esse hábito nas manhãs eu confesso que prefiro a noite, seja qual for seu melhor horário para leitura LEIA!
Eu sou uma pessoa bem eclética quanto aos vídeos que assisto no youtube e o que me estressa é ver influenciadores falando nosso português de forma absurdamente errada e constatar que se tivesse o hábito da leitura poderia levar um português melhor para seus inscritos.
É um hábito enriquecedor em todos os sentidos, pratique-o!

6) Meditar

A meditação é um hábito que muitas pessoas encontram dificuldade em praticar, eu mesma sentia uma dificuldade muito grande até que encontrei uma meditação guiada e pra mim foi ótima.
Confesso também que não pratico com frequência e que preciso rever isso, porque realmente traz uma contribuição positiva muito grande para nossa vida.
Há apps gratuitos que podem te ajudar nisso, “dê um google”, tenho certeza que irá encontrar algum bacana.

7) Ter um diário

Está aí um hábito difícil pra mim, não me sinto confortável em sair escrevendo sobre mim, meus pensamentos por aí, dizem que é bom colocar no papel tudo que passa pela cachola, que externar idéias, desejos, tristezas, angustias ajudam a se organizar e “curar”.
Bom eu prefiro expor minhas idéias em forma de planejamentos e fazer um caderno de gratidão, esses sim me ajudam.
E novamente digo isso vai de cada um, veja a melhor forma de expor seus pensamentos o importante é ter o hábito de escrever num momento seu!

8) Ver um vídeo, um post ou ouvir um podcast inspirador

Bom isso eu faço direto, antes de começar meu dia e durante os intervalos, esse hábito costuma me dar uma gás quando o rendimento está caindo.
Tem pessoas que gostam de assistir vídeos engraçados, outros vídeos de pessoas que admira e que trabalham na sua área, outros preferem ver um vídeo clipe e fazer alguma dancinha, enfim, se distraia se inspirando para mandar embora o desânimo.

9) Dê uma olhada no seu dia

Se você como eu gosta de ter as metas claras provavelmente as metas do dia já estão no seu planner, bujo ou na agenda sendo assim antes de começar dê uma verificada e tenha um bom dia de trabalho!

Essas foram as dicas para uma rotina matinal ideal, espero que tenha gostado e te ajude de alguma forma.

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e se inscreva no canal.

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” 1 Coríntios 16:13

Photo on Unsplash

Deixe um comentário