Se organizando para alcançar uma meta de leitura.

Quando compartilho no meu Instagram pessoal minhas leituras algumas pessoas comentam comigo que não tem tempo para ler, mas que gostaria de ter uma rotina de leitura, então resolvi pesquisar e venho com algumas dicas para você se organizar o melhor possível e se dedicar a leitura.

1) Tenha uma meta

Eu não me cobro tanto, então minha meta é de um livro por semana, as vezes rolam dois, mas prefiro manter a meta de pelo menos 1.
Fazendo isso você já define a quantidade de livros e o tempo em que serão lidos.
Sem contar que quando eu estipulo isso automaticamente rola uma cobrança minha em cumprir a meta, o senso de responsabilidade e comprometimento se faz presente.

2) Estipule o número de páginas ou tempo para ler

Como eu leio e-books eu consigo estipular a porcentagem de leitura por dia, ou seja, costumo ler de 5 a 10%, não faço idéia de quantas páginas isso dá, mas em se tratando de livro físico você pode estipular o número de páginas ou o tempo, por exemplo: 25 páginas por dia ou 1/2 hora de manhã e 1h a noite.

3) Destaque o que achar importante

No Kindle e num app de biblioteca virtual é possível eu usar um marca texto em trechos que acho importante, se são livros que comprei eu deixo lá, se são livros do Kindle Unlimited eu copio e colo no bloco de notas.
Isso é bacana porque é também uma forma de você falar pontos importantes do livro futuramente.
Você pode fazer isso pelo Skoob e pelo Goodreads.
Não, não faço parte de nenhum desses sites, para não criar em mim ansiedade e frustração.
Evito certos gatilhos. rsrsrs

4) Organize suas leituras

Só no Kindle tenho mais de 80 livros e no app Aldiko Classic (Android), tenho mais de 100 e na hora de escolher eu me perdia, então agora separei por assuntos ficando mais fácil de escolher.
Você também pode fazer uma caderninho onde poderá listar sua próximas leituras assim ficará mais fácil e não perderá o ritmo de leitura.

5) Leve seus livro com você

Hoje tendo os e-books fica mais fácil, mas caso não seja adepta deles leve o físico com você porque sempre há a possibilidade de ler, em filas, no trajeto até sua casa, em pleno trânsito lento…

6) Horário de leitura

Eu falei que ao levar seu livro com você há a possibilidade de ler em qualquer lugar, mas é bom você ter um horário o meu é a noite antes de dormir, assim vou me desligando da correria do dia-a-dia, mas tem pessoas que preferem ler antes de começar o dia de trabalho, outras no intervalo do almoço.
Você terá que escolher o melhor horário e procurar ser fiel a esse horário para poder ver o progresso da leitura.

7) Ler dois ou mais livros ao mesmo tempo

Isso vai variar de de pessoa pra pessoa, eu já li dois livros distintos e foi uma experiência bacana, mas só acontece se preciso ler algum livro técnico, aí leio em um horário alternativo tipo no horário do almoço.

8) Ler deve ser um divertimento

Leia porque você quer, leia o que você quer ler, não navegue em onda alheia, não siga modinha e nem se afunde em desafios porque fulana ou beltrana faz assim.

Na leitura também rola de casa um ter ser ritmo e suas prioridades.

Não se obrigue a cumprir metas apenas por cumprir, eu já cancelei livros por simplesmente não gostar da leitura ou não ter o tempo hábil para cumprir um desafio.

Enfim, dei alguns motivos para ler você se entregar a leitura.

Abaixo deixarei os links das minhas listas de livros na Amazon bem como os links para você assinar o Kindle Unlimited bem como a Amazon Prime, em ambos serviços você poderá encontrar e-books maravilhosos ou comprar livros com descontos e com frete grátis se você for cliente Prime.

Espero que tenha gostado das dicas.

Até o próximo post.

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e se inscreva no canal.

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” 2 Coríntios 5:7

Photo by Fabiola Peñalba on Unsplash

Deixe um comentário

×