Organizando a Geladeira

Vamos iniciar uma nova leva de dicas de organização aqui no blog
Agora as quinta-feiras falaremos sobre várias formas de organizar nossa casa e nosso home office/atelier/studio combinado?

Começaremos por um dos cômodos mais importante na maioria das casas, A Cozinha!

Esses dias estava aqui estudando e assim que finalizei as 2h de estudos fui tomar água e olhei de uma forma diferente para geladeira, notei que ela precisava de uma atenção especial, já passava da meia noite, sim, quem me acompanha há mais tempo sabe que sou amante das noites e madrugadas, o silêncio que rola nesses períodos me encanta.

Eeeenfim resolvi limpar e organizar a geladeira naquele horário mesmo, porque se tem algo que me estressa é geladeira desorganizada e “sujinha”, por isso não esperei amanhecer, até porque a cozinha pertence a minha mãe e invadir território alheio a luz do dia é meio complicado. rsrsrs

Então fechei a porta e comecei a faxina, na verdade a geladeira não estava o caos, era só mesmo a organização e uma limpeza básica.
Foi quando surgiu a idéia desse post onde compartilharei algumas dicas que usei nessa limpeza e organização.

1) Limpar por partes
Eu tenho pavor de coisas fora do lugar por isso evito esse tipo de bagunça, sendo assim primeiro eu tiro as coisas da primeira prateleira e a limpo como as “paredes” passo um paninho ou espoja com a misturinha que faço para usar na cozinha(receitinha no final do post).
Assim que termino a limpeza da prateleira volto as coisas para o devido lugar indo para a próxima prateleira e assim sigo até limpar tudo.

Se os compartimentos estiverem muito sujo eu tiro e lavo na pia com mais sabão esfregando a espoja.

Limpando por partes evita bagunça e é mais rápida a limpeza.

2) Organizando por setores
Eu sigo a instrução que li há muito tempo em dos manuais que rodou por nossa casa, ou seja a geladeira é mais fria de cima para baixo, seguindo essa orientação organizo assim.


1ª Prateleira

Leite e seus derivados (geralmente o que usamos no café da manhã)
Doces
Massas frescas

Geléias
Frios


2ª Prateleira

Ovos (não gostamos de armazenar na porta)
Carne a ser usada em até 2 dias
Salada que ficou para o dia seguinte


3ª Prateleira

Comida que será usada também no dia seguinte ou frutas maduras já cortadas.


4ª Prateleira

Verduras

Gaveta

Frutas e legumes

Já na porta da geladeira usamos conforme os compartimentos considerando que os temperos e óleos ficam mais “a mão” próximos a abertura da geladeira, já os molhos, maionese ficam na parte mais próxima ao interior da geladeira.

Na parte destinada as garrafas tem uma divisória, do lado mais próximo ao interior guardamos algumas com água, sucos e jarra de chá com tampa, já do lado da abertura da porta colocamos os frascos de óleo e de vinagre.


Dicas:

1) Não coloque aquelas toalhinhas para enfeitar a prateleira com desculpa de protegê-la de sujeiras, esse tipo de material costuma comprometer o funcionamento da geladeira consumindo mais energia, pois fica difícil a circulação do ar.

2) Evite guardar alimentos e bebidas quentes, pois também consumira mais desempenho da geladeira para poder resfriá-los, ou seja, mais consumo de energia.

3) A proliferação de bactérias não está associada apenas a falta de limpeza da geladeira, imagine guardar alimentos e bebidas sem tampas?
Carne ao lado do leite, iorgute ao lado da cebola… Afff, tenho pavor disso, além da contaminação cruzada o cheiro que fica é nauseante.

4) Use cestos ou até mesmo organizadores de acrílico para organizar melhor os alimentos, lembrando que o ideal é você colocar sempre a frente os que estão com a data de vencimento mais próxima.

5) A frequência da limpeza vai depender da conservação o certo é uma vez por semana uma limpeza leve e uma vez por mês mais pesada.
Aqui em casa ficamos mais tempo sem a limpeza pesada.

6) É aconselhável guardar as frutas sem lavar, pois são sensíveis à deterioração, mas se quiser deixá-las lavadas, guarde-as em embalagens fechadas fazendo o mesmo com verduras e legumes.
A quem lava as verduras e as armazenam na geladeira dentro de potes com tampa com as folhas intercaladas por papel toalha.
Já as frutas costuma-se cortá-las como se fosse fazer uma salada de fruta e guardá-las separadas, algumas podem ser congeladas se não forem consumidas rapidamente.


Receita da misturinha multiuso
(500ml).
100ml de vinagre de álcool
100ml de álcool
100ml de água
50ml de detergente de côco ou neutro
Misture tudo num borrifador e limpe tudo inclusive a geladeira.

Espero que tenha gostado das dicas e se tiver algumas que não foi citada conte aí nos comentários!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e se inscreva no canal.

“O coração alegre é bom remédio para o corpo mas a tristeza na alma acaba com a saúde do homem.” Provérbios 17:22

Photo by Pinterest

Deixe um comentário