Estudando Idiomas – Não consigo continuar!

Ao longo desse especial, sobre como estudar outros idiomas sozinha, já recebi mensagens dizendo: ou que tentaram seguir as dicas que dei, mas que é complicado seguí-las estando sem outra pessoa “cobrando”, ou que não nasceram pra falar outra língua, ou até mesmo que já desistiram…

Eu sei que é difícil continuarmos, eu sei que é complicado não termos alguém nos apoiando/cobrando, ou pessoas rindo da gente porque será “impossivel” irmos a um país que fale aquele idioma, enfim eu sei bem que nessas horas encontramos mais pessoas para nos desencorajar do que o contrário, mas vou te dizer uma segredinho: o sonho é seu, a vontade é sua!

No caso e não ter o apoio muitas vezes não o temos mesmo, quantas vezes você caminhou sozinha? É só mais uma caminhada, cuja a chegada só caberá a você festejar, pois é um sonho, uma vontade, um desafio seu!

O que quero dizer é que não podemos deixar pessoas atrapalharem nosso progresso e muito menos pensamentos sabotadores nos desanimar.

Então mais algumas dicas para você continuar!!

1) Leve a sério.

Você não está separando uma hora que seja do seu dia para ficar olhando para o nada.

Nos dias atuais não temos tempo para desperdiçar concorda?

Então mentalize que sua hora de estudo é preciosa e deve ser o máximo aproveitada.

2) Divirta-se!

Opa, eu falei acima para você levar a sério e agora falo para você se divertir?
Como assim?

Quando eu falo para se divertir é para tirar o peso que muitas vezes um aprendizado traz.

Aprender um idioma é aprender a se expressar, se comunicar em outra língua, em outra cultura, se você está apredendo em sua casa, sozinha, sem “gastos” estrondosos por que se cobrar tanto?
Por que se estressar?

Assistir uma comédia seguindo a regra das 3x pode ser bacana.

Sair cantarolando pela casa uma música animada, contagiante também é uma boa.

Tem ainda vários aplicativos em outros idiomas como palavras cruzadas, caça-palavras, forca, charadas que podem te divertir e te familiarizar com o idioma a aprender.

3) Outra cultura.

Aproveite e estude também sobre a cultura dos países que tem como oficial o idioma que está estudando, além de se familiarizar poderá aprender costumes que justifique um determinado comportamento, uma determinada expressão e lhe dará muito assunto a conversar com os professores nativos quando estiver usando aplicativos de diálogo em tempo real.

4) Está com muitas dúvidas?

Se você está ainda com dúvidas quanto as técnicas gratuitas (regra das 3x, músicas, práticas sozinhas) procure um grupo de apoio nas redes sociais para tirar dúvidas.

Se estiver na fase paga (aulas presenciais ou virtuais, aplicativos de conversação) não deixe para amanhã, “explore” seu professor, seus colegas, pois sua dúvida hoje pode ser seu bloqueio amanhã.

5) Escreva, anote tudo.

Essa dica deveria estar sub-entendida nas outras postagens, mas recebi uma mensagem da pessoa dizendo que ela tinha que escrever, ter um caderno que só assim ela conseguia aprender.

Ela está corretíssima, caso eu não tenha deixado isso claro nos outros posts cá está!

Sim, há pessoas como eu que tem a necessidade de anotar para memorizar, sendo assim sinta-se livre para levar para frente da tv seu caderno ou um bloco para anotar palavras novas que verá no filme ou em um episódio da sua série preferida.

Bem, finalizo por aqui esse especial!
Espero que com todas dicas compartilhadas durante essas semanas, você pegue leve com você e se jogue de cabeça nesse novo mundo aprendendo um idioma, uma cultura diferente.

Conte comigo

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e se inscreva no canal.

“Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”. 2 Crônicas 15:7.”
Photo by Green Chameleon on Unsplash

Deixe um comentário

Scroll to Top
×