Especial Gestão de Tempo – Por que meu tempo no trabalho não rende como antes?

Outro tipo de queixa que observo é que quando trabalhamos em casa parece que nosso tempo não rende como quando trabalhamos fora.

Na verdade não é que nosso tempo não rende, primeiro temos que observar alguns detalhes que passamos por cima durante essa comparação.

1°) Nosso tempo de trabalho é o mesmo quando trabalhamos fora?

Você trabalha mesmo 4horas durante a manhã e 4 horas durante a tarde? Sua carga horária disponível para o trabalho é a mesma de quando trabalhava fora?

Muitas vezes nos iludimos acreditando ser a mesma, mas cá entre nós 30 minutos a menos faz uma diferença enorme, portanto cheque realmente se sua carga horária atual bate com a antiga.

2°) Seu foco é o mesmo? Sua responsabilidade é a mesma?

Muitas vezes o que não notamos é que quando trabalhamos fora temos alguém cobrando direta ou indiretamente nosso desempenho 100% o que já não ocorre quando trabalhamos em casa tendo como nosso chefe nós mesmas.

Isso infelizmente nos permite sermos “flexiveis” com a gente, menos exigentes porque sempre nos apegamos a pensamentos consoladores, do tipo “ah você deu conta do almoço, lavou a louça, levou as crianças na escola… merece um descanso, passar um tempo nas redes sociais, um cochilo, uma netflix…”

Isso durante seu horário de trabalho, coisa que não acontece quando se trabalha em uma empresa, por exemplo.

3°) Você prioriza mais a casa do que o trabalho? Primeiro a casa, a familia e se sobrar tempo o trabalho?

Voltaremos ao post anterior, ROTINA! Muitas vezes idealizamos a rotina dando um horário para tudo, mas quando nos damos conta a casa nos consumiu. Nesse momento vale sempre fazer uma perguntinha do tipo: Se eu estivesse trabalhando fora, eu lavaria o banheiro nesse horário? Eu iria agora ao supermercado, ao banco? Estaria eu fazendo um bolo nesse exato momento?

Com certeza a resposta seria NÃO, sendo assim, arrume um horário para fazer essas tarefas fora do seu horário de trabalho.

Eu por exemplo lavo o banheiro quando vou tomar meu banho no final do meu expediente ou pela manhã antes de começar meu dia.

Enfim, tenha em mente que seu horário de trabalho é SEU horário de trabalho e não uma concessão para trabalhar.

Por hoje deixo pra você analisar esses 3 “detalhes” e ver se são eles o motivo do seu dia no atelier/studio/home office não render tanto quanto antes em que trabalhava fora de casa.

Até semana que vem!

Gratidão Ma Moreira Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e se inscreva no canal! “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” Provérbios 15:22 Photo by Andres Jasso on Unsplash

Deixe um comentário

Scroll to Top
×